domingo, 1 de maio de 2011

Área de atuação: #1 Engenharia Biomédica

Quem nunca teve dúvidas em relação as áreas de concentração do curso de engenharia eletrônica da UTFPR, Campus Campo Mourão?
Motivados por isso, a partir de hoje e durante mais 4 semanas (toda segunda feira), iremos fazer uma apresentação sucinta destas áreas aqui no blog. Para darmos início a maratona de apresentações, iremos começar hoje pela área de Engenharia Biomédica.

Fonte: http://invencoesedescobertasap9c.blogspot.com/2008_03_01_archive.html
O profissional formado nesta área é responsável pela criação de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico. Além da criação, este profissional pode também executar a manutenção corretiva e preventiva em tais equipamentos podendo também desenvolver softwares para a otimização dos mesmos.
As áreas de atuação deste profissional podem ser em hospitais, nas indústrias e na área acadêmica. Em hospitais ele irá atuar na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médicos, como ocorre no Hospital Albert Einstein, situado na cidade de São Paulo-SP. "Está em discussão no Congresso Nacional uma lei que obriga todos os hospitais a contratar pelo menos um engenheiro biomédico. Muitos hospitais já estão se preparando para essa obrigatoriedade, aumentando a demanda por esse especialista", afirma Airton Martin, professor do curso da Univap, em São José dos Campos (SP).
Nas indústrias ele atua no desenvolvimento de novos produtos na área médica ou odontológica, e na área acadêmica sua função é na realização de pesquisas.
Existem diversas empresas no Paraná voltadas para este mercado, algumas até situadas na própria cidade de Campo Mourão (como a VRI que atua no mercado nacional e internacional com montagem de placas de circuito impresso e conjuntos eletrônicos). No cenário internacional podemos citar a empresa Siemens além da várias outras que desenvolvem equipamentos para esta área.
Um exemplo de equipamento desenvolvido para esta área é o robô Artas da Restoration Robotics  desenvolvido para a realização de transplante capilar. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.
Máquina que promete fazer implantes de cabelo mais eficiente
 (Foto: Divulgação)

Por hoje é só. Para a próxima semana falaremos sobre Eletrônica de Potência. 
Para maiores informações visite os links abaixo.

Uma boa semana a todos e Bons estudos!

Fiquem ligados nas noticias do blog e nas novidades do CA.

Links: 

3 comentários:

  1. Muito interessante mesmo esse posts, legal, quero agora ver o da próxima semana sobre Eletrônica de Potência!!!

    ResponderExcluir
  2. Pretendo me especializar nessa área... No técnico, meu prof trabalhava nessa área, e pelo que falava, era muito interessante.

    ResponderExcluir
  3. É uma das áreas que pretendo seguir por diversos fatores. Dentre os quais é o fato de diversos amigos e conhecidos que trabalham na area e em areas relacionadas (biomedicos, biologos , geneticistas, etc) comentarem que existe grande carência de profissionais, alem de outros fatores... =D

    Obs: Pra quem nao viu, um grupo de pesquisadores brasileiros codificaram o DNA matematicamente. Quem quiser saber mais, procure por "Descrição matemática do DNA - Reginaldo Palazzo Júnior, da Unicamp" que deve achar no google.
    Fica tb como uma sugestao de tema para o blog fazer um topico a respeito, caso julgue relevante.

    Ass, XeXa

    ResponderExcluir